Fundo Rasgado - A2.png

SEMINÁRIO

I SEMINÁRIO PAJUBÁ: POLÍTICAS DE VISIBILIDADE LGBTI+ NO AUDIOVISUAL

 

O Seminário Pajubá propõe refletir estudos temáticos voltadas a pensar o lugar do LGBTI+ no campo do audiovisual. As discussões são divididas em três eixos: Políticas Públicas, Visibilidades na Mídia e Espaços de Autorrepresentação.

Capa_Masterclass_Post2-.jpg

JOCIMAR DIAS JR.

UFF | MEDIADOR

Jocimar Dias Jr. é diretor, roteirista e pesquisador de cinema. Bacharel em cinema (UFF), Mestre em comunicação (PPGCOM-UFF), e atualmente Doutorando (PPGCine-UFF), desenvolvendo pesquisa sobre releituras queer das chanchadas cariocas, sob orientação do Prof. Dr. João Luiz Vieira. Em 2014, dirigiu ENSAIO SOBRE MINHA MÃE, curta-metragem exibido em 24 festivais nacionais e internacionais, e premiado em 6 deles - 26º Kinoforum (SP), 7º Kino-Olho (SP), 9º CineMúsica (RJ), 5º Festival Universitário de Alagoas (AL), II MOV (PE) e 13º MIFEC (Porto, Portugal). Entre 2013 e 2014, trabalhou como assistente de direção na Rede Globo de Televisão, nos programas AMOR À VIDA, TAPAS E BEIJOS, TÁ NO AR E MALHAÇÃO SONHOS. Foi assistente de direção e roteirista da série documentário DIÁRIOS SOBRE O CORPO, vencedora no PRODAV (2016) e exibida nas TVs públicas de todo o Brasil em 2017. É um dos membros-fundadores da Ritornelo Audiovisual e um dos editores da Revista Moventes.

Capa_Masterclass_Post3-.jpg

CHRISTIAN GONZATTI

UNISINOS | PALESTRANTE

De X-Pocs à Leona, Assassina Vingativa: uma semiosfera queer e pop audiovisual

 

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação, com ênfase em Processos Midiáticos, na linha de pesquisa de Linguagens e Práticas Jornalísticas pela Unisinos, com bolsa da CAPES. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, também pela Unisinos, com bolsa integral. Membro do LIC, Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, desde 2012, atuando em pesquisas que articulam temas do jornalismo, como as teorias do acontecimento, dos processos em redes e mídias digitais, dos estudos queer e dos estudos de semiótica.

Capa_Masterclass_Post4-.jpg

JULIANA BRAVO

UFJF | PALESTRANTE

Políticas Públicas Audiovisuais e Medidas para a Diversidade nas Telas

 

Doutoranda em Artes, Cultura e Linguagens pelo PPGACL da Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Comunicação e bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, é coordenadora da linha "Sexualidades, Dissidências e Novas Mídias" do ENTELAS (UFJF) e integrante do grupo “Cinema, Televisão e Literatura: Interseções" (PUC-RIO). Pesquisa áreas como audiovisual brasileiro contemporâneo, gêneros, sexualidades e teoria queer.

Capa_Masterclass_Post5-.jpg

MÁRCIO PAIXÃO

UFRJ - PALESTRANTE

Nós falamos de nós: autorrepresentação LGBTQIA+ no cinema independente brasileiro

 

Minibio: Um viado periférico gerado pelas políticas públicas e ações afirmativas que ocupa espaços do centro sem ser herdeiro. Doutorando em Antropologia Cultural pelo PPGSA/UFRJ, Graduando em Cinema e Audiovisual na UFF. Mestre em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ. Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela UFF (com bolsa sanduíche pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal). Cineasta pelo Observatorio Escuela de Cine Documental na Argentina e Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Fotógrafo pela Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) e Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). Dirigiu e roteirizou os curtas 16m² (2014), Uma Terra de Todos (2016), O Rui Resiste! (2016), Submergir (2017) e É a minha voz que você tem que ouvir (2018).