SOBRE

O Pajubá - Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro é um festival de cinema inédito que terá sua primeira edição realizada em 2021 de forma online e gratuita por conta da pandemia de COVID-19. O Festival foi contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, que usa recursos do Fundo Nacional de Cultura e acontece com o patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento é uma realização da Cinetrupe Produções em parceira com a Um Silva Cultura e Conteúdo.

A inspiração do projeto nasce a partir do “pajubá” que é uma expressão que define o vocabulário criado pela comunidade LGBTI+ no período da ditadura militar como forma de enfrentar a repressão policial e se proteger da opressão através de códigos sociais só entendidos por aqueles inseridos naquele contexto de marginalidade. Sendo uma forma de afirmação identitária coletiva, o pajubá se popularizou e atualmente continua sendo amplamente usado, sempre se atualizando. 

Levando em conta a capacidade de grupos excluídos socialmente criarem uma linguagem e cultura própria, o festival se propõe a ser um espaço de reflexão, conhecimento e celebração da cultura LGBTI+ através da linguagem audiovisual, espaço historicamente negado a representações das minorias sexuais, muitas vezes relegados a estereótipos negativos e caricatos.  Entendemos o audiovisual como ferramenta de visibilidade para as histórias que retratem a diversidade sexual presente na sociedade, tão pouco representadas no audiovisual brasileiro.  No Pajubá, o foco está em se debruçar sobre as vivências, narrativas e estéticas que fazem parte desse grupo, potencializando as capacidades criativas de realizadores LGBTI+, enquanto criadores e técnicos. Nosso diferencial é abordar a diversidade sexual em conexão com a cultura brasileira. Seria a cultura LGBTI+ a própria cultura brasileira? O objeto de nossa proposta procura responder a essa premissa.

Fundo Rasgado - A1.png
grafismo_rosa_a4.png